Biblioteca digital
EN PT
em associação com EUeBooks Logo EUeBooks Logo
Em associação com euebooks: european ebook distributor
Acesso em trial para a comunidade B-ON
Biblioteca de eBooks
Leitura dos nossos ebooks
manual iLEIO iLEIO FAQ o que é o iLEIO? O que acontece quando clico em "Ler"

Leitura online e em PCs

iLeio

Leitura offline e via APPs

Disponível na Apple Store Disponível no Google Play
biblioteca digital com o apoio da www.marka.pt
capa
Correspondência dos diretores da Biblioteca Nacional (1795‑1834)

Autor(es): Lígia de Azevedo Martins; Paulo J. S. Barata
Editor: BNP
País de publicação: Portugal
Edição: 1
Ano de publicação: 0
Idioma: PT
ISBN: 9789725656617
Numero de páginas: 126

Este catálogo descreve a correspondência dos diretores da Real Biblioteca Pública da Corte, no período compreendido entre 1795 e 1834, que abarca a vigência das direções de António Ribeiro dos Santos (1796 1816), Joaquim José Ferreira Gordo (1816 1834) e Joaquim Larcher (1834).
A correspondência dos diretores configura, em geral, opções de gestão de natureza estrutural de inegável interesse para o conhecimento do que foi a história da Biblioteca Nacional no seu período constitutivo. Pela documentação descrita podem perceber se as principais linhas de força do que foi a gestão da Biblioteca nesses tempos, designadamente, no que se refere às admissões de pessoal, às grandes doações e às aquisições iniciais: a doação de Frei Manuel do Cenáculo, a doação do Convento de Nossa Senhora da Divina Providência (Teatinos), o difícil processo de compra do monetário de José Fontenelle, ou a aquisição da Bíblia hebraica, chamada de Cervera.
O processo de extinção das ordens religiosas, na ótica da incorporação dos fundos das respetivas livrarias, de que se destaca a de Alcobaça, constitui também uma das mais valias desta documentação. Acresce ainda, pelo alcance da medida, a tentativa de criação de uma rede de correspondentes literários e bibliográficos da Real Biblioteca Pública da Corte nas principais Cortes europeias, recorrendo aos diplomatas portugueses aí acreditados.
Informação Indisponível.
Informação Indisponível.
iacervo Copyright ©2014
Todos os direitos reservados