Biblioteca digital
EN PT
em associação com EUeBooks Logo EUeBooks Logo
Em associação com euebooks: european ebook distributor
Acesso em trial para a comunidade B-ON
Biblioteca de eBooks
Leitura dos nossos ebooks
manual iLEIO iLEIO FAQ o que é o iLEIO? O que acontece quando clico em "Ler"

Leitura online e em PCs

iLeio

Leitura offline e via APPs

Disponível na Apple Store Disponível no Google Play
biblioteca digital com o apoio da www.marka.pt
capa
Tomás Ribeiro - Jornadas

Autor(es): Edição e Estudo: Everton V. Machado
Editor: BNP
País de publicação: Portugal
Edição: 1
Ano de publicação: 2018
Idioma: PT
ISBN: 9789725656464
Numero de páginas: 724

Conjunto composto por dois livros, o primeiro contendo a obra Jornadas, de Tomás Ribeiro, com edição e introdução de Everton V. Machado, e o segundo contendo o estudo O orientalismo português e as Jornadas de Tomás Ribeiro: caracterização de um problema, também da autoria de Everton V. Machado.
As Jornadas relatam a viagem empreendida por Tomás Ribeiro, após a sua nomeação como secretário geral do vice governador da Índia Portuguesa, Januário Correia de Almeida (1829 1901), através de Espanha, França, Egito, Áden, Bombaim e Goa, onde finalmente se instala e permanece de 1870 a 1872, efetuando ainda incursões no interior do território. Com a sua publicação, resgata-se a obra e o percurso de Tomás Ribeiro, uma das figuras centrais do século XIX português, a nível político e cultural, e revelam-se algumas das dinâmicas e das problemáticas da sociedade de Oitocentos em torno das quais as elites portuguesas gravitavam.
No estudo O orientalismo português e as Jornadas de Tomás Ribeiro: caracterização de um problema traça se uma reflexão sobre o orientalismo português, ilustrada pelas referidas Jornadas, de Tomás Ribeiro, uma narrativa de viagem de meados do século XIX, hoje praticamente caída no esquecimento. Ao longo do mesmo, invocam se, entre outras, as «vozes» de Camões, Luís Fróis, João de Barros, Almeida Garrett, Alexandre Herculano, António Lopes Mendes, Eça de Queirós, Guilherme de Vasconcelos Abreu, Wenceslau de Moraes, David Lopes e Fernando Pessoa.
Informação Indisponível.
Informação Indisponível.
iacervo Copyright ©2014
Todos os direitos reservados